segunda-feira, 18 de maio de 2009

Novas baixas na Comissão Europeia

Durão Barroso perdeu este domingo um dos seus melhores comissários: Dalia Grybauskaite ganhou as eleições presidenciais no seu país, a Lituânia, por mais de 65 por cento dos votos.

Assim se foi a comissária que tinha em mãos a responsabilidade pela reforma do orçamento comunitário, uma da grandes missões da actual Comissão.

É pena, porque Grybauskaite tinha ideias para o futuro orçamento bem mais ambiciosas e revolucionárias do que as que são atribuidas a Barroso. A comissária cinturão negro de karaté parecia igualmente muito mais disposta do que o presidente a enfrentar os governos da UE neste debate.

O que significa que com a sua saída, aumentam as probabilidade de a reforma se transformar em mais uma reformita...

Grybauskaite é a quarta comissária a abandonar a equipa de Barroso para assumir funções no seu país, a seguir ao cipriota Markus Kiprianou, ao italiano Franco Frattini, e ao britânico Peter Mandelson. Outros quatro suspendem esta semana o mandato para se apresentarem às eleições europeias de Junho: a polaca Danuta Huebner, a luxemburguesa Viviane Reding, a búlgara Meglena Kuneva e o belga Louis Michel.

2 comentários:

Bernardo disse...

Nao sabem em quem votar na eleiçoes europeias? www.euprofiler.eu!
Absolutamente genial e mais informativo que 6 meses de campanha eleitoral! (sobretudo em Portugal! A campanha do PSD é absolutamente nula! Mas os outros nao ficam muito atrás...)

Anónimo disse...

Durão Barroso é um pau mandado dos interesses europeus. Um exemplo típico da subserviência de Portugal à UE que é comum em toda a classe política portuguesa.

Portugal fora da UE!